Vem, anda comigo pelo planeta! Vamos sumir!!! Vitor Ramil

sábado, 22 de setembro de 2012

Fazer fogo...

O fogo sempre me encantou. Desde pequena gostava de sentar no banquinho branco (naquela época era branco), no cantinho da cozinha, abrir a porta do fogão e ficar mexendo no fogo. Pegava uma "talisca" e ficava empurrando as brasas, de um lado pro outro... Quando parava (geralmente por que a mãe mandava) estava com o rosto tri vermelho... Era bom, esquentava. Encantava.
Depois de ir morar em Pelotas (morar mais ou menos, né! Quase todo fim de semana estou aqui) o valor do fogão à lenha ficou mais claro. Nos dias de frio eu e a Carla ligávamos a estufa, mas lamentávamos a falta de um fogão... Eu pensando no calor e no barulhinho infinito da água quente, ela pensando no pinhão...
Nessa época comecei a ter o prazer de, quando vinha pro Morro, colocar um jaquetão, descer,pegar o machado, escolher a lenha perfeita e fazer a talisca... Encher o cesto de lenhas secas, catar um pouco de jornal e papelão no porão e subir. Sentar naquele mesmo banquinho (que agora ganhou algumas cores) e ficar ali, medindo o que colocar primeiro, qual talisca, qual lenha, qual pedacinho de papelão... E depois que o fogo meio que pegar, seguir abrindo a porta do fogão de 3 em 3 minutos, pra garantir o serviço perfeito... E como é bom ouvir a primeira chiada da chaleira...
Pensando, hoje, fazer o fogo me parece um exercício de paciência. Não para quem faz isso naturalmente, enquanto faz o trabalho da manhã, todos os dias. Mas para mim é quase um ritual... 
Mãe, tu jogando álcool sem para no fogão me fez pensar isso... :) Um pouco de calma (para quem tem tempo) sempre é bom! 
Hehehe

Um comentário:

Rutinha disse...

Obrigada filha.Agradeço pelas dicas....o d ver a lua,na hora q tratava d fechar a janela correndo,e deixava d ver o lindo pôr do SOL ou a lua....a VIDA passa e não somos nada,nos deixamos levar pela corrida, atras d q será???????
Essa d fazer o fogo tb me deixa....talvez seja pra fazer um monte d coisas,mas pra q????Acho q tenho q me acalmar mais. Com meu nervosismo já arrumei uma bela pressão alta,um calmante diário,q já não vivo sem ele e as depressões....e...A VIDA passa,e de repente...não temos como dar volta e nem saúde,para VIVER BEM.Acho q não foi p/ isso q DEUS nos colocou nessa VIDA,nesse MUNDO.