Vem, anda comigo pelo planeta! Vamos sumir!!! Vitor Ramil

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Bra-Pel

Sou Xavante desde que me conheço por gente. Meu pai é. Sempre me contou as histórias dos grandes jogos. Ele acompanhou aquela copa do Brasil histórica, o jogo contra o Flamengo... Eu sempre imaginando como devia ter sido...
Esse domingo foi meu primeiro Bra-Pel do time principal... E foi especial.
Mas quero começar a história um pouco antes.
Quando comecei minha "carreira" futebolística joguei um tempo no Pelotas e depois passei para o Brasil. Nessa época vivencia a rivalidade que meu pai contava, e que lá em Morro Redondo eu não tinha chance de perceber. Éramos jogadoras do G.E. Brasil, de andar de abrigo por ai, de saber cantar o hino, de dormir no alojamento do Bento Freitas... Nessa época assisti meu primeiro jogo da equipe adulta: Brasil de Pelotas x Brasil de Farroupilha, não lembro o resultado, lembro que ganhamos. Eu fui com o pai e a mãe porque a equipe feminina (da qual eu fazia parte, mas não podia jogar ainda pela pouca idade) fez antes um jogo contra o Grêmio, valendo pelo Gauchão, e as minhas colegas ganharam num jogo histórico. 1998 era o ano...
Aprendi nesse dia a apreciar a Garra Xavante.
E qual outra menina de Morro Redondo podia dizer que frequêntava estádios de futebol???
Depois disso assisti vários jogos, juntamente com a equipe feminina, na época que tínhamos apoio da diretoria. Isso acabou, mas eu segui sendo xavante. Lembra do Luisinho batendo falta? Eu amava ver aquilo...
Depois disso pouquíssimas vezes fui na baixada. Acompanhava mais de longe os resultados que nem eram muito animadores. Isso mudou quando a Carla veio morar aqui. O primeiro jogo que fomos precisamos de companhia, para criar coragem. Mulher não pagava e o Millar tava começando a brilhar...
Ficamos fanáticas! Vimos grandes decisões! Série C, Gauchão... Grandes jogos, tarde de domingo, de noite, na chuva... Valia qualquer coisa... A certeza de que o Millar iria decidir. O Feijão no gol. Eu sempre reclamando do Cléber Gaúcho... O Régis e o Alex Martins, os mais guerreiros...
Dai veio o acidente. Inacreditável.
E que jogos tristes depois daquilo.
Perdemos quase todas naquele Gauchão que não deveríamos ter jogado. Eu vi o Inter arrasar o Brasil, com Andrézinho e Taison...
De bom só as asas que o símbolo ganhou nas camisetas mais bonitas... As asas do Millar...
Agora não tem um jogo que a gente tenha a certeza de que alguém vai resolver... O Athos até tá tentando, mas sei lá...
Domingo, meu primeiro Bra-Pel. Fcamos 1:20 na fila, tomando cerveja no sol... O primeiro tempo não deu pra ver nada, por que ficamos em baixo, só se via que a coisa não estava muito boa em campo, que a Garra está muito diminuida e que a "Dança do Pelotas" que o Jorge Fernando falou na TV é engraçada pra caramba...
Segundo tempo, lugar melhor na arquibancada. Finalzinho de jogo, eu em desespero (e acho que toda torcida) vi a bola pingar pra dentro do gol e colocar os pingos nos is. Quem comemora na Baixada é Xavante! Calou a torcida do lobo...
Meu, gritei muito! Foi muuuuuuiiiiiittttttoooo bom! Palavrão foi pouco...
E o Vanderlei ainda nos salvou! Mesmo com as cagadas do 5 e do 4... Por favor!
Agora, a emoção de ver aquela bandeira gigante subindo... Não tem como descrever...
Foi bom!
Sou muito xavante.
E, sempre que o Pelotas perde, eu me divirto!

Um comentário:

Rutinha disse...

Pior foi te dar a notícia do acidente,não parecia verdade.
Pô lembro daquele jogo das meninas...ah!Como a torcida mudou,foi a festaaaaaa.....
E agora, Carla tirou foto com o ex jogador,q mara....
Xavante sempre....